A implementação do protocolo IP versão IPv6 está sendo feita gradativamente na Internet, grandes provedores e fabricantes estão trabalhando para que a transição seja feita da forma mais transparente possível para os seus clientes.
É muito importante que as equipes de TI das empresas verifiquem se seus dispositivos de redes suportam o protocolo IP versão IPv6, pois este está diretamente relacionado às questões de continuidade dos negócios das empresas.
O IPv6 é necessário, pois irá proporcionar a inclusão de dispositivos na rede que até então não se cogitava, como: eletrodomésticos, automóveis, residências, escritórios inteligentes etc. Também irá trazer maior mobilidade e qualidade do serviço.
O novo protocolo é especificado pela RFC 2460.
:: Endereçamento IPv6 ::
O IPv6 suporta uma quantidade de endereçamento IP de 128 bits, enquanto a versão IPv4, suporta 32 bits. Na nova versão os números são representados na forma hexadecimal, diferente da versão anterior, que era representada na forma decimal, variando de 0 a 255. Os 128 bits são divididos em 8 grupos de 16 bits, variando de 0000 até FFFF e separados por dois pontos ( : ).
:: Referências ::
- Request for Comments 2460 - RFC 2460. Página visitada em 19 de Fevereiro de 2011.
- IPv6.br - http://www.ipv6.br/IPV6/ArtigoImplementacaoRedeRioParte04. Página visitada em 19 de Fevereiro de 2011.
- Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/IPv6#Refer.C3.AAncias. Página visitada em 19 de Fevereiro de 2011.
Amigos(as),
em uma próxima postagem estarei comentando as outras formas de representação do protocolo IPv6, porém ficarei muito feliz em receber a participação de vocês. Como mencionado anteriormente, este blog tem o objetivo de compartilhar as informações e melhorar o conhecimento de todos na área de TI.
Um abraço do amigo Alessandro Braga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário